Em meio a tantas violações e acontecimentos que não compreendemos, seja Xangô nosso amparo

Frete Grátis para Todo Brasil

X

A psicologia dos Orixás, arquétipos e estereótipos da personalidade humana - II

A psicologia dos Orixás, arquétipos e estereótipos da personalidade humana - II

Ogum

Atributo: vontade e vitória (caminhos abertos), energia propulsora da conquista; impulso da ação, do poder da vontade (o poder da fé). Responsável pela aplicação da Lei Divina e pela vitória; é o vencedor das demandas.
É a força (luta) inicial para que haja a transformação; é o ponto de partida, aquele que está à frente. É a vida em sua plenitude; o poder do sangue que corre nas veias, a manutenção da vida.

Tipos psicológicos dos filhos de Ogum: são vigorosos, dinâmicos, atléticos e inquietos, até mal-humorados. Impacientes, não são de ficar em cima do muro, detestam esperar, preferindo resolver logo os problemas. Agem antes de pensar e às vezes ofendem os que estão junto a eles. De caráter difícil, até irascível, muitos os consideram antipáticos. Não são de mascarar suas opiniões; são sinceros, diretos e de bom caráter. São ativos, viris, arrebatados, empreendedores. São tenazes e agem com muita vontade e energia para alcançar seus objetivos. Não descansam enquanto não atingem a vitória, quando muitos já teriam desistido da luta e perdido as esperanças.
Por serem demasiadamente francos, às vezes são arrogantes e autossuficientes, melindrando pessoas de estima baixa com certa facilidade. No entanto, pela franqueza e transparência de suas intenções, acabam angariando muitos amigos e admiradores, o que pode deixa-los um tanto vaidosos. Raramente são odiados, nunca passam despercebidos.

Aspectos positivos: transmitem sinceridade e franqueza, coragem, agilidade, decisão, elegância, liderança, mas também sabem ser dóceis, amáveis e generosos.

Aspectos negativos: quando emocionalmente abalados, a vontade enfraquece, apatia, egoísmo, dificuldade de perdoar e também de dizer “não”. Nessas ocasiões, ainda há possibilidade de se tornarem agressivos, autoritários, violentos, ciumentos, covardes e teimosos.

Saúde: doenças relacionadas ao sistema nervoso (tornando sensível o aparelho digestivo) e as articulações (braços, pulsos e mãos). Pontos fracos: cabeça e estômago. Ferimentos e cortes produzidos por instrumentos e acidentes relacionados com o ferro: armas e automóveis.

Elemento: fogo.

Mineral: rubi e água-marinha.

Metal: ferro.

Signo regente: áries

Planeta: Marte.

Ervas: espada de Ogum. Flor: cravo vermelho.

Chacra: solar.

Cristal: olho de tigre, hematita e pirita

Saudação: Patakori Ogum! Ou, ainda, Ogunhê! Muita honra em ter o mais importante dignitário do Ser Supremo em minha cabeça! Ou, ainda, Salve Ogum, Cabeça Coroada.

Iansã

Atributos: movimento e mudança; necessidade de deslocamento, transformações materiais, avanços tecnológicos e intelectivos; luta contra as injustiças. Energia dinâmica que atua com força nos recém-desencarnados, conduzindo-os ao Plano Astral.

Tipos psicológicos dos filhos de Iansã: são de temperamento intenso, quase sempre extremado. Mudam de opinião com rapidez, da ira para a calma ou da harmonia para uma explosão emocional, voltando logo depois ao “normal”, como se nada tivesse acontecido. Podem ser irrequietos, por terem muita rapidez de raciocínio, dinamismo e agilidade mental, tornando-se um tanto nervosos. Eventualmente, excêntricos e atrevidos; são ciumentos, teimosos, impertinentes, impacientes e até coléricos. Todavia, são realizadores e gostam de tarefas que não são repetitivas; ótimos viajantes, não se entendiam facilmente quanto estão conhecendo lugares e situações novas. O psiquismo de Iansã é propenso à educação, à oralidade e à orientação, não se deixando prender a tarefas rotineiras. Precisam colocar em prática a sua garra e impetuosidade diante do novo, como as nuvens nos céus, que mudam constantemente o formato, moldando-se aos ventos.

Aspectos positivos: improviso, tirocínio, perspicácia, coragem, lealdade e franqueza, fluidez de raciocínio, propiciando a higienização mental; mudança de pensamento (jogo de cintura) e facilidade de falar, além de talento artístico, charme e sensualidade.

Aspectos negativos: agressividade, ciúme doentio, instabilidade, rancor, impulsividade (agem sem pensar), fraqueza, impaciência, culpa, irritabilidade, violência.

Nós do Grupo de Umbanda Triângulo da Fraternidade, louvamos e ritualizamos algumas qualidades de Orixás. Temos Iansã, na qualidade Gbale, Igbalé ou Balé (aquela que retorna à terra).
É considerada a Senhora dos “mortos”. Seu ponto de força é a Calunga Pequena (cemitério), por isso é chamada também de Senhora ou “Rainha” dos Cemitérios. É uma irradiação que tem pleno domínio sobre os desencarnados, trazendo consigo uma falange que ela controla, de Exus e Bombogiras de Calunga. Sua força é decantadora e retém em seu raio de ação os espíritos que cometeram suicídio indireto, “maltratando” a saúde por meio de vícios variados, desencarnando antes do tempo previsto, entre outras causas. Sua cor é o branco, ao contrário do laranja avermelhado Original. Popularmente, na Umbanda, o Orixá Omulu é considerado o “Rei do Cemitério”. Discordamos do senso comum umbandista vigente nesse “fundamento”, pois Omulu não tem nenhuma relação com esse ponto de força e nenhum registro etnográfico na Religião dos Orixás Iorubana, que assim o trate. Originalmente, é Iku, Orixá da Morte, quem faz os desligamentos, e este que teve seus atributos sincretizados com Omulu no processo “urbano” de “umbandização” dos Orixás nas grandes cidades. Nossa base doutrinária bebe na fonte da Cosmogonia Nagô e na Sabedoria de Ifá para fazermos essas afirmações ou tecermos essas chaves interpretativas teológicas.
Respeitamos todas as outras casas e terreiros, e estamos tão somente compartilhando uma interpretação interna, vivenciada e ritualizada em nossa comunidade terreiro. As diferenças devem nos unir, e não nos separar.

Saúde: Iansã, por estar ligada aos elementos fogo e ar, de grande intensidade mental, pode “causar” em seus filhos, quando vibrando no negativo do Orixá por muito tempo, processos psíquicos de crises de identidade, perda de memória, bipolaridade, transtornos de personalidade, conjugados com crises psicológicas, de ira, raiva e agressividade, ocasionando hipertensão, acidentes vasculares cerebrais e problemas cardíacos.

Elemento: fogo.

Mineral: granada vermelha.

Metal: não tem, pois seu elemento é o ar. Domina os ventos, os raios e as tempestades.

Signo regente: gêmeos.

Planeta: Urano (regente de aquário) é o planeta que promove as mudanças rápidas e drásticas, os rompimentos, a abertura para o novo e o movimento incessante. Na astrologia, Urano é a oitava superior de Mercúrio; isso quer dizer que, em Mercúrio, lidamos com as questões do dia a dia (a tecnologia, as comunicações, os documentos) utilizando a inteligência de forma rápida na busca da solução das situações inesperadas; são os insights, ou seja, o lampejo, a ideia incessante buscando aquilo que ainda não foi realizado ou imaginado. É o chamado “anarquista”, aquele que rompe com os padrões estabelecidos e traz a visão de futuro.

Ervas: espada de Santa Bárbara.

Chacra: cardíaco.

Cristal: granada vermelha, calcita laranja e jaspe vermelho.

Saudação: Eparrei Oyá! Salve a mãe dos nove espaços de orum (céu ou plano espiritual).

Oxum

Atributos: fertilidade, maternidade, amordoação, equilíbrio emocional, concórdia, complacência, sensibilidade, delicadeza e polidez.


Tipos psicológicos de Oxum:
são delicados, graciosos, costumam ser bonitos. Suas mulheres podem ser sensuais, voluptuosas, emotivas, inconstantes, infiéis e fúteis. Ambiciosos, apreciam o luxo, a riqueza e o conforto. São Serenos, gentis, emotivos (choram com facilidade) e altamente intuitivos. Observadores dos sentimentos, usam-nos para alcançar seus objetivos. Em geral, são envolventes e amigos. Apesar dessas características de comportamento, por vezes são desconfiados, indecisos e vingativos, sendo astutos para “jogar” com o emocional das pessoas.
Preocupam-se com a higiene pessoal, gostam de estar sempre perfumados e bem-vestidos. Possuem uma força de penetração na natureza humana fora do comum; são psicólogos natos. Pela alta sensibilidade e pelo apurado sentimento de amor, são exímios na magia e excelentes médiuns e dirigentes.


Aspectos positivos: graciosidade, bondade, julgamento sensato, boas maneiras, amorosidade, companheirismo, meiguice e amizade.


Aspectos negativos: insatisfação, melindre, ciúme e articulação da vingança, pois não esquecem uma traição ou ofensa, agarrando-se às lembranças e às recordações do passado. Frios, calculistas, articuladores e maniqueístas.


Saúde: doenças venéreas femininas, falta ou excesso de regras menstruais, abortos espontâneos, infertilidade, enfim, distúrbios ginecológicos diversos, atingindo o útero, os ovários e as trompas, as chamadas doenças de barriga ou baixo ventre. Podem ter dificuldade para engravidar, mas, com tratamento, a fim de normalizar ou recuperar a fertilidade, obtêm sucesso. Há, também, a possibilidade de depressão, desencadeada por estresse emocional, pois, quando no negativo emocional, são muito melindrosos, autoestima baixa; são depressivos, chorões e melancólicos.

Elemento: água.

Mineral: topázio imperial.

Metal: ouro.

Signo regente: câncer (pela regência da Lua), touro e libra (pela regência de Vênus). A maior influência aqui é a planetária.

Planeta: Lua, no que se refere à fecundidade e à gestação; Vênus, no que se refere à beleza, à satisfação e ao gosto refinado por tudo o que é caro.

Erva: erva de Santa Maria.

Flores: amarelas.

Chacra: frontal e cardíaco.


Cristal: quartzo rosa, opala rosa e rodocrosita.

Textos retirados do livro de Norberto Peixoto: Iniciando na Umbanda.

Link para compra: https://www.lojalegiao.com.br/

Comentários